Geologia Processos de Formação de Depósitos
Base dos Recursos- Conjunto de depósitos minerais, conhecido ou desconhecidos, que existem na parte acessível da crusta terrestre e que têm ou poderão vir a ter interesse económico para o Homem (ou seja, que são ou poderá a vir a ser exploráveis) Para uma determinada região e profundidade, a base de recursos é fixa (engloba todos os depósitos conhecidos e desconhecidos). É o conhecimento que dela temos que varia.
Reservas Minerais- Porção de recursos conhecidos que podem, no momento, ser legal e economicamente explorados (constrangimentos legais e económicos.) Trata-se de um conceito dinâmico, que dependem dos factores de natureza tecnológica, económica e, até mesmo, política, os quais, de per si, ou em conjunto, podem ser determinadas na exploração económica. As quantidades das reservas numa dada altura são sempre bem definidas mas mudam continuamente. Em teoria, as reservas podem variar todos os dias.
Base das Reservas- Termo introduzido na década de 80, que incluía as reservas propriamente ditas, as reservas marginais e uma parte das reservas sub-económicas. Reservas + Recursos que têm um potencial razoável de virem a ser economicamente exploráveis para além dos horizontes tecnológicos e económicos actuai, que apesar de actualmente não serem extraíveis, poderão vir a estar disponíveis para uso futuro.
A base de reservas não é sempre fixa, é variável ao longo do tempo, consoante uma série de valores, como por exemplo, a cotação económica
Jazigo: Distribuição num volume especifico de um material