Geologia - Pirita
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciências e Tecnologia
GEOLOGIA APLICADA Á ENGENHARIA
PIRITA
Brenda Aline Pereira Miranda
Pau dos Ferros
Maio – 2014
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciências e Tecnologia
GEOLOGIA APLICADA Á ENGENHARIA
PIRITA
Brenda Aline Pereira Miranda
Trabalho Apresentado à Disciplina Geologia Aplicada a Engenharia ministrada pela Prof. Marília em complementação a um dos requisitos para a obtenção da Nota da Unidade I.
Pau dos Ferros
Maio – 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Mineral é toda substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica e que surge, naturalmente, na crosta terrestre, normalmente com composição química definida e, que se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionando sua forma cristalina e suas propriedades físicas. A pirita, sulfeto mineral mais comum, pode ser encontrada em várias partes do mundo, possui várias características físicas para sua determinação e pode ser muito utilizado.
2. ROCHAS E MINERAIS
Rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre. Apresentam cores, tamanhos e tipos de cristais ou grãos variados.
Minerais são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc). Todos os minerais são sólidos. A água, apesar de ter fonte mineral, não é um minério. Alguns minerais ocorrem como elementos puros e a maioria dos minerais conhecidos é resultado da combinação dos principais elementos químicos existentes na crosta.
3. PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINEIRAIS
As propriedades físicas