Geologia Médica
Geologia Média
Introdução
Geologia Média ou Geomedicina
Visa o desenvolvimento de projetos em regime de parcerias, a fim de fornecer aos órgãos de saúde pública elementos para a interligação entre as anomalias geoquímicas naturais ou artificiais, do solo e água, e a ocorrência de endemias entre a população, visando a preparação de políticas preventivas.
Apóia a aplicação do conhecimento das geociências a fim de superar problemas na área da saúde.
A geologia médica pode ser considerada como uma disciplina complementar no campo da saúde ambiental.
Definição
Ciência que estuda a influência de fatores geológicos ambientais relacionados à distribuição geográfica das doenças humanas e dos animais.
Por que a geologia é importante:
Nosso ambiente é uma rede de interações geológicas e biológicas caracterizadas pelas relações entre a vida e o planeta Terra. Os elementos químicos formadores das rochas e dos solos podem representar riscos à saúde dos homens, dos vegetais e dos animais. A geologia pode alterar a saúde humana. Entretanto, as rochas são fontes naturais de todos os elementos químicos que são encontrados na Terra.
Quando pensamos em saúde, temos dois fatores: herança genética e estilo de vida.
Mas existe outro fator importante, a localização. De modo geral, o solo, as águas correntes e as plantas refletem a composição das rochas do substrato, essa relação é muito usada em exploração mineral para a descoberta de depósitos minerais. Ao alimentar-se da vegetação, os animais silvestres também refletem a estrutura química da região onde vivem.
Os geólogos médicos estudam as fontes, ocorrência, distribuição, concentração, química, cristalinidade e morfologia de minerais que podem produzir problemas de saúde.
Alguns casos estudados pela
Geologia Médica
Doença de Kashin-Beck
Também denominada osteoartrite deformante, consiste em uma desordem óssea, que acomete mais