geologia mato grosso do sul
No presente trabalho iremos distinguir os tipo de rochas sedimentares das rochas metamórficas , rochas por definição é u agregado natural formado por um ou mais minerais classificados em 3 grupos de acordo com sua origem , também trataremos de discutir um pouco do solo sul-mato-grossense ...
1.
Índice
1- rochas metamórficas
2- rochas sedimentares
3- solo sul-mato-grossense
4- bibliografia
1- Rochas metamórficas
As rochas magmáticas como as sedimentares podem sofrer modificações de acordo com (pressão ,temperatura, atritos , etc...) diferentes das quais as originaram ,assim causando uma instabilidade dos seus minerais adaptando-se formando diferentes rochas chamadas rochas metamórficas.
A composição mineralógica poderá ou não mudar , já a textura muda obrigatoriamente .
A rocha pode vir a apresentar deformações mecânicas nos minerais dependendo dos esforços sofridos e estas deformações tem uma grande importância na reconstituição de eventos geológicos e tectônicos envolvidos na formação da rocha. Graças a mudança da estrutura cristalina sob as novas condições pode-se haver a combinação de um ou mais minerais originando um novo mineral sob as condições predominantes.
Na recristalização ,graças a coalescência dos minerais pode-se dar um crescimento ,por exemplo, um calcário passando para mármore , o caso mais frequente ,formam-se minerais novos a partir do minerais caulinícos , originando as micas ou as cloritas. A textura da rocha varia de acordo com a pressão dirigida num determinado sentido , a resultante mais comum é a xistosa caracterizado pelo arranjo de todos ou alguns minerais em paralelo.
A constituição mineralógica varia basicamente pelo grau de metamorfismo , a água geralmente dissociada é o fluido mais comum de alta importância nas transformações mineralógicas.
As principais rochas metamórficas são as :
Quartzito, mármore ,,filito ,