Geologia - Intemperismo
O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que a rochas sofrem ao aflorar na superfície da terra.
Os fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, que se expressa na variação sazonal da temperatura e na distribuição das chuvas, o relevo, que influi no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais, a fauna e flora, que fornecem matéria orgânica para as reações químicas e remobilizam materiais, a rocha parental, que segundo sua natureza, apresenta resistência aos processos de alteração intempérica e, finalmente, o tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.
A Pedogênese (formação do solo) ocorre quando as modificações causadas nas rochas pelo intemperismo, além de serem químicos e mineralógicas, tornam-se sobretudo estruturais, com importante reorganização e transferência dos minerais formadores do solo.
O intemperismo e a pedogênese levam à formação de um perfil de alteração ou perfil de solo. O perfil é estrutura verticalmente, a partir da rocha fresca, na base, sobre a qual se formam o saprolito e o solum, que constituem juntos, o manto de alteração ou regolito.
Tipos de Intemperismo Os processos intemperismo atuam através de mecanismo modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura, etc.), e de suas características químicas (composição química e estrutura cristalina).
Intemperismo físico Todos os processos que causam desagregação das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontinuam e friável, constituem o intemperismo físico.
Definição: desagregação mecânica das rochas.
- manutenção da composição química
-redução granulométrica e aumento da área superficial
Tipos:
- Expansão diferencial por alívio de pressão
- Crescimento e expansão diferencial: Termoclastia
- Crescimento de cristais estranhos: crioclastia,