Geologia- Exercícios de revisão
O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento continuo da água nos oceanos, continentes- solo, rocha e superfície- e na atmosfera. Esse movimento contínuo da água é alimentado pela energia do sol e pela força da gravidade, resultando na evaporação das águas dos continentes e dos oceanos.
Quando ocorre na atmosfera, faz com que se formem as nuvens que ao ficarem carregadas, causam precipitações que dependendo do clima da região formam chuva, granizo, orvalho e neve.
Á água precipitada, nos continentes, pode vir a seguir diferentes caminhos:
Ela infiltra e passa lentamente entre o solo ou nas rochas, podendo vir a formar aqüíferos, ressurgir na superfície na forma de fontes, pântanos, nascentes, ou alimentando lagos e rios.
Flui lentamente nos poros das rochas e dos solos, podendo ficar por um período muito variável formando os aqüíferos.
Quando a precipitação é muito maior que a capacidade de absorção do solo, ela escoa sobre a superfície.
Evapora retornando á atmosfera. Isso ocorre devido à adição a essa evaporação da água nos rios, lagos e solo que por sua vez, é absorvida pelas plantas, liberando á água para atmosfera (transpiração). Com a evaporação + transpiração, resulta na evapotranpiração.
Ocorre também nos cumes de montanhas e geleiras, o congelamento dessa água.
Apesar das designações da água superficial, atmosférica e subterrânea, vale ressaltar que a água e uma só e por estar sempre em movimento, passar a sofrer mudanças na sua condição. E graças a esse movimento que ocorre a neve, chuva, lagos, rios, nuvens e mesmo águas subterrâneas.
2) Descreva, de forma abrangente, as funcionalidades de um linígrafo.
O linígrafo é um registro contínuo ou por amostragem, de bóia ou contrapeso, que tem por objetivo medir e registrar os níveis de água na seção do posto, que varia de acordo com a altura da água.
Ele pode ser um linígrafo de bóia ou mais