Geologia estrutural, foliacao
CURSOS: Engenharia de Minas e de Processamento Mineral - ISPT
CAPÍTULO VI
6. Estruturas Geológicas – Lineações, Foliações, Juntas e Veios
6.1 Lineações
Lineação é uma estrutura linear distribuida de forma homogênea na rocha.
Conjunto de estruturas lineares produzidas em uma rocha como resultado da sua formação ou deformação. A lineação é definida pelo sub-paralelismo ou paralelismo de elementos geométricos, tais como minerais, agregados minerais ou pela intersecção de feições planares.
Lineação representa qualquer estrutura linear (linha) penetrativa que ocorre repetidamente em uma rocha, que ocorrem desde a escala macroscópica até microscópica. Como exemplo de lineações sita-se as estrias de deslizamento, que são estruturas lineares observadas, frequentemente em planos de falha e ainda estruturas colunares que formam-se nos flancos de dobras no contácto das rochas com grande contraste de competência (ex: quartzito e filito).
As lineações pode ser primárias, relacionadas à formação de rochas ígneas ou sedimentares, como a orientação de minerais em fluxos ígneos e arranjo linear de grãos de silte e areia devido ao vento e à correntes de água ou secundárias relacionada à processos de deformação posteriores à gênese da rocha. Lineações em rochas deformadas normalmente ocorrem nos planos de foliação, porém, existem rochas não foliadas, mas com forte lineação dada pela orientação dos seus minerais. Fig. 1 – fluxo de lavas
As lineações podem ser superficiais e penetrativas. As lineações são superficiais se estiverem presentes ao longo de superfícies discretas, por exemplo crescimento de clastos sedimentares nas superfícies das camadas e alinhamento paralelo de fibras de minerais que se desenvolvem ao longo da superfície de falha. As lineações são penetrativas se ocorrerem em todo o volume da rocha, por exemplo dobramento de pequenas crenulações e alinhamento de grãos de minerais (ex:anfíbolas ou quartzo).
6.1.1 Tipos principais de lineação: