Geologia aplicada ao meio ambiente
Engenharia Civil e Ambiental
1) O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, líquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral, em outras palavras, os solos são formados pela decomposição das rochas, que ocorre sob a ação da água que provém das chuvas e dos rios. Em áreas quentes e úmidas como a Região Norte, os solos podem ser profundos, pois a ação do calor e da água é bastante intensa sobre as rochas.
2) Os fatores de formação de solos são elementos que determinam as transformações nos materiais minerais e orgânicos que ocorrem durante o processo de formação de solos.
Os principais fatores de formação de solos são:
• Material de origem
• Relevo
• Clima
• Organismos
• Tempo
Os fatores de formação de solos se combinam em tipos e intensidade diferentes para compor os diversos processos de formação de solos.
Os fatores de formação do solo são geralmente separados nos cinco itens acima para um melhor entendimento, mas não podem ser separados na natureza com a mesma facilidade, porque existe uma relação muito estreita entre eles. Como exemplo pode citar o efeito orográfico, que é um fenômeno que ocorre quando massas de ar úmidas, geralmente vindas do oceano, são transportadas em direção à um obstáculo geográfico. Ao tentar transpô-lo, a massa de ar tem sua pressão e temperatura diminuída, favorecendo a precipitação. Desta maneira uma das encostas de uma montanha pode ter altos índices pluviométricos enquanto a encosta oposta pode ter índices bastante baixos. Através deste exemplo, podemos perceber que o fator relevo é condicionado pelo fator material de origem (os basaltos que formam a encosta) , que acabam por afetar o clima.