geografua
Jean de La Fontaine
Conto
5 á 7 anos
Cecília Meireles
Poesia
7 á 9 anos
Palavra Cantada
Parlenda
4 á 5 anos
Sophia de Mello Breyner Andresen.
Texto descritivo
11 á 13 anos
Millôr Fernandes
Narração
12 á 15 anos
Passo 3
Ninguém ousa duvidar que o ensino da língua escrita e da linguagem oral é imprescindível para a formar leitores e produtores de texto (PCN em ação -1998, pág 57).
A linguagem oral e escrita é constituída de atividades de uma prática pedagógica que busca a formação de indivíduos. Tais atividades devem estar presentes na vida,tanto fora como dentro da escola, desses alunos,de forma a desenvolver uma aprendizagem significativa,
Através da leitura e da escrita exercita-se a inteligência e é adquirido novo conhecimento. Ambas dão a capacidade de associar idéias, planos, sintetizar assuntos,formar pessoas mais críticas e renovar a criatividade.
É comum uma prática de ensino da leitura baseada na decodificação de palavras, sem a construção do sentido, resultando, em um trabalho tradicionalista.
A leitura de textos na escola tem como objetivo, nessa tradição, a busca de um sentido único, aquele que teria sido determinado pelo autor, e a tentativa de controle desse sentido, o que confere à leitura escolar um princípio de algo superficial.
A escola ainda está centrada numa prática tradicionalista e que essa prática não contribui para o crescimento do aluno enquanto leitor, tendo em vista que o aluno não consegue ou não é instigado a atribuir significados aos textos.
A linguagem oral e escrita são imprescindíveis para sociedade formar leitores e produtores de texto com qualidade. No qual o aluno sinta-se a vontade para criar significados aos textos ou até mesmo expor suas duvidas para maiores esclarecimentos. Uma vez que um aluno sente prazer na leitura dentro da escola, logo buscará repetir essa ação fora dela,