Geografia
O conceito de população é um método de conhecimento e controle sobre as pessoas, porém, não carrega consigo uma carga histórica, daí a necessidade de substituí-lo por outro conceito que possibilitasse a agregação da história humana. Assim, foi substituído pelo conceito de produção do homem, tendo em vista que o homem, como também a história, e mutável, estando em um processo de mudança constante.
O homem é ser integrante da natureza, e seu desenvolvimento está voltado na relação entre si e a natureza como também na relação com outros semelhantes a si. Com sua racionalidade e através de instrumentos e técnicas adquiridas historicamente, sobrepõe-se à natureza extraindo recursos que ela lhe oferece, a fim de satisfazer seus desejos e necessidades. E no sentido de atender estas necessidades aprimora suas tecnologias, criando“objetos sociais e abstratos”, como por exemplo, o mercado ou o desenvolvimento da indústria.
Neste contexto percebemos que a atividade humana é fundamentada na relação social e na coletividade, ou seja, o homem não vive só, é um ser social. Na prática da produção, o homem se depara com uma relação dicotômica simultânea. Produção compreende a domínio, porém, compreende também à alienação. O primeiro está ligado à natureza e o segundo a sua própria produção. Como em todas as relações humanas, na produção não seria diferente. Em analise aos fatos históricos de seu desenvolvimento, o homem sempre produziu e