Geografia
O senso comum se caracteriza pelo seu popularismo, ou seja, é um conhecimento que pertence à maioria das pessoas, geralmente possuidora de pouca ou ate nenhuma instrução aprofundada. Descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.
No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. O senso comum não possui uma verificação intima, e sim uma clareza de fatos relativos aos limites do conhecimento humano, que vai passando por varias gerações, resumindo, é o que as pessoas simples usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que sejam verdades, e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes.
Como difere a ciência do senso comum?
A ciência é uma atividade reflexiva, que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano a partir de um estudo sistemático e não simplesmente da adaptação à realidade. É composta de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conjunto de características é o que permite denominarmos um conjunto de conhecimentos de científico.
Já o senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. É um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É estruturalmente imediato e subjetivo, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.
O senso comum é influenciado de algum modo pelo avanço da ciência? Justifique.
É claro que a ciência exerce muita influência sobre a