geografia
Diana Aparecida Nunes N° 05 3°A E.m
Stephanie Silva de Lima N°17
Patrícia Tonhole da Silva N°20
Os conflitos étnicos religiosos na Argélia
São Paulo, 2015
Sumário
Introdução..........................................................................................................1
Os Conflitos étnicos religiosos na Argélia..............................................................2 e 3
Conclusão.......................................................................................................... 4
Webgrafia.......................................................................................................... 5
Conflitos étnicos religiosos na Argélia
A norte de África vive-se um momento de tensão e conflitos étnico-religiosos desde o início do ano, mais concretamente na Argélia. Cerca de 200 pessoas ficaram feridas em Ghardaia, 500 quilómetros a sul da capital Argel, pelo menos quatro morreram e parte do património dos mozabites, no vale M’zabi, considerada Património da Humanidade pela Unesco, foi destruída. As duas facções muçulmanas protagonizaram batalhas nas ruas que marcam a contínua perseguição étnica sofrida pelos mozabites, muçulmanos berberes que seguem os ibadi. Este povo vive num regime de apartheid há anos.
A morte de dois mozabites no final do mês passado quase provocou um conflito maior em Ghardaia, mas o governo central enviou seis mil soldados para a região, que tem poços de petróleo e bolsas de gás natural, base da riqueza do país.
Uma autoridade de Ghardaia, filiada ao partido de oposição Frente Socialista, explica ao jornal argelino que “o problema da província é uma extensão das lutas que estão a ocorrer no topo de Argel”, diz Hamou Mosbah, relatando que um dos homens foi brutalmente esfaqueado inclusive sob assistência da polícia, que nada fez