Geografia
2 – Quatro países da CEI dominam tecnologias avançadas e se destacam como os mais industrializados: Rússia, Ucrânia, Cazaquistão e Belarus. Com a desagregação da URSS e os investimentos estrangeiros realizados, o setor industrial foi ampliado e modernizado. As maiores concentrações industriais da CEI localizam-se na Rússia, que continua sendo uma grande potência militar. A indústria bélica da organização destaca-se no cenário internacional. (RAYANNE)
3 – Ucrânia, Cazaquistão e Rússia são os grandes celeiros da CEI. Destacam-se na produção de cereais, beterraba açucareira, frutas e nas pecuárias caprina e ovina. Nos países-membros da CEI a Ásia Central ganha destaque a produção de arroz, algodão, chá e uva. Na Moldávia, a agroindústria é uma atividade importante economicamente. Na Armênia destacam-se a indústria de joias e a metalúrgica. (RACKEL)
4 – Em 2003, a Rússia suspendeu o fornecimento de gás natural para Belarus. De forma semelhante, em 2005, o fornecimento à Ucrânia também foi suspenso, repetindo um conflito histórico. Essa medida teve sérias repercussões internacionais, pois ocorreu no inverno. Após negociações de preço, o fornecimento foi normalizado. Em 2008 houve nova interrupção no fornecimento de gás por 3 dias, motivada por atraso de pagamento por parte da Ucrânia à empresa estatal de gás russa Gazprom. (EVELLYN)
5 – O setor energético russo pode se tornar o motor do renascimento econômico, político e social do país, que ainda