Geografia
A chegada ao norte do país faz-se por Auckland, onde se encontra o aeroporto internacional. A cidade de Auckland é a maior do país com 1 milhão de habitantes onde a componente água domina o território. Tal como Sydney, a cidade dispõe de um magnífico porto com milhares de iates atracados.
Os principais pontos de interesse são as áreas comerciais de Parnell e Newmarket, os edifícios vitorianos de Devonport e Ponsoby com excelentes restaurantes e o local ideal para adquirir artesanato polinésio. A visita ao vulcão extinto de One Tree Hill é obrigatório, de onde pode obter as melhores vistas sobre Auckland. A cidade é um excelente ponto de partida para visitar as belas regiões da península de Coromandel e Hauraki.
Nova Zelândia, Terra Maori e Ilhas Fiji. Foto: Heinz Albers sob licença Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0
A cerca de 200 km de Auckland encontra-se Rotorua, o centro da região do povo maori. A cidade organizada, com longas avenidas geométricas e imensas lojas, possui belos lagos, jardins e termas. Nesta região, pode realizar caminhadas, passear de barco pelo lago Rotomahana, pescar e explorar as belas paisagens que incluem o vale vulcânico de Waimangu com uma vegetação luxuriante e lagoas pitorescas.
A capital neo-zelandesa, Wellington, situa-se no extremo sudoeste da ilha Norte, com uma população de 350 000 habitantes. A cidade possui uma dinâmica própria com uma grande componente cultural e artística, com inúmeros festivais e actividades culturais ao longo do ano.
Os principais pontos de interesse da capital são o Beehive, um edifício de estilo modernista sede do Parlamento; o antigo edifício do Governo feito em madeira; a Biblioteca Nacional que alberga a maior colecção de livros do país; e o monumento comemorativo à escritora Katherine Mansfield. Pode ainda fazer compras na Cuba Street; explorar o distrito de Thorndon conhecido pela sua componente histórica; a área de Lambton Quay, o principal centro de