Geografia
GRAFITE NA ESCOLA
Objetivo geral:
Ilustrar com desenhos utilizando a técnica do grafite a partir de temas relacionados ao meio ambiente, esporte e artes visuais a quadra de esportes da escola Ernesto Penafort a fim de instigar a valorização e o zelo do espaço escolar, integrando a comunidade como co-responsáveis desse patrimônio.
Objetivos específicos:
- Debater sobre as manifestações artísticas em espaços não-convencionais.
- Experimentar o caráter transgressor da arte.
- Conhecer e debater sobre as relações entre a arte e a cultura.
Conteúdos
- Relações entre a arte e a cultura
- O grafite como expressão artística e cultural.
Anos
1º ano do ensino médio
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
- para as apreciações e aulas expositivas de contextualização - imagens pesquisadas na internet para serem utilizadas durante todo o projeto (podem estar em Power Point ou serem impressas e coladas em cartões para serem manuseadas pelos alunos) e textos de apoio para os alunos (veja sugestões abaixo). Para o grafite - tintas para parede de várias cores, rolos, pincéis e trinchas, esponjas, papéis diversos para colagem, pratos e potes para colocar as tintas e para limpeza do material.
-Estiletes para cortar-fita crepe.
- Para a proposta de ampliar o projeto coletivo na parede - plástico transparente e caneta de retroprojetor para realização do projeto e retroprojetor para projetar o desenho na parede.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie o projeto debatendo sobre as diferenças entre o grafite, a pichação e a "pixação". Há uma diferença entre estas duas últimas manifestações, que não se restringe ao modo de grafar as palavras.
Uma quantidade significativa de alunos terá argumentos para diferenciar o grafite, a pichação e o pixo. Pode ser um bom caminho escrever estas três palavras no quadro e perguntar: "Qual mais aparece na cidade?" Discutir sobre o lugar em que aparecem também, pois o grafite e a pichação são feitos