geografia
*Produção contemporânea: obras e movimentos surgidos nas últimas décadas (refletem o momento histórico caracterizado pelo autoritarismo e rígida censura a partir das décadas de 80(fim do autoritarismo; início da democratização);
*Surgimento da poesia marginal;
Poesia:
* mais apurada reflexão sobre a realidade, busca de novas formas de expressão;
* permanência da Poesia Concreta: aproveitamento dos espaços em branco na folha de papel, recursos gráficos, sonoridade das palavras, relação entre significado e significante.
* Surgimento da poesia marginal. VANGUARDAS CONTEMPOR NEAS 1-POESIA CONCRETA
*Lançada em 1956 com a Exposição Nacional de Arte Concreta Museu de São Paulo;
* Poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Augusto de Campos (origem provençal “antídoto contra o tédio”); (Beba Coca-Cola).
* Propõe o poema-objeto uso de recursos: acústico, visual, carga semântica, espaço tipográfico, disposição geométrica dos vocábulos na página.
* Concretismo: a poesia concreta acreditando que a estrutura tradicional estava ultrapassada.
*Os poetas concretistas passaram a acreditar que a palavra tinha mais força que a palavra tinha mais força que a palavra é um organismo vivo..
* Crítica ao consumismo exagerado.
* Os poetas concretistas procuram valer-se de materiais gráficos e visuais e criar uma poesia urbana;
* Transmitiam a realidade das grandes cidades, com anúncios propagandísticos, outdoors e neón;
*As poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.
* O poema da poesia concreta é chamado de poema-objeto por causa dos recursos estilísticos adotados: a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas. Os poemas concretos possuem carga semântica, mas diferenciam-se por enfatizar o conteúdo visual e sonoro das palavras.
2-POESIA PRÁXIS
* Poesia-Práxis: