Geografia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UFOP - POLO ALTEROSA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Ensino e Aprendizagem de Geografia I
PROFESSOR: Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo
TUTORA DISTÂNCIA: Márcia Siqueira
TUTORES PRESENCIAIS: Raquel Santos G. Nobre.
Edna A. Borba de Oliveira
ALUNA: ELAINE CAPITANI PAIVA ESTEVAM - MATRIC. 10.2.8556
Atividade 2
27/02/2013
“A Geografia Escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino”, responda aos questionamentos abaixo.
1- Como você interpreta a afirmativa do autor sobre a despolitização da prática pedagógica a partir de uma geografia não crítica?
À tradicional postura da geografia e do professor que consideram importante no processo educativo os dados, as informações, os conhecimentos gerais, as localizações. Um modelo pedagógico antigo e padronizado, que deverá ser substituído por uma consciência crítica e participativa.
O ensino passa na atualidade por uma renovação denominada “Geografia Crítica”. Porém pouco se modificou no tratamento didático-pedagógico em sala de aula. Constitui-se um esforço a busca por processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar e suas repercussões na sociedade, levando o sujeito a pensar e que reconheça sua dimensão social e sua participação na apropriação do espaço que considera a dimensão social, técnica e política para a construção de uma idéia de enfrentar a sociedade.
2- Como o papel do professor de geografia se insere na função de educar da escola como um todo?
A postura do professor neste processo é muito importante na apresentação do conteúdo. Torna-se necessário que possa contribuir para que os alunos se reconheçam como sujeitos do mundo onde vivem indivíduos sociais capazes de construir sua história, sua sociedade, seu espaço. Sua tarefa não é só inserir ensinamentos, mas sim exercer
Com a identificação de diversos problemas no âmbito