Geografia
crescimento e principais industrias
Crescimento - Em 1981, Mahathir bin Mohamad assume o cargo de primeiro-ministro. Sob sua liderança, o país registra altas taxas de crescimento econômico e se torna um dos Tigres Asiáticos (países da região com economia de ponta).
Principais indústrias - Península Malaia:borracha e processamento de óleo de palma, petróleo e gás natural, manufatura leve, fármacos, tecnologia médica, eletrônicos e semicondutores, processamento de madeira.
Produtos exportados semicondutores e equipamentos eletrônicos, óleo de palma, petróleo e gás naturalliquefeito, madeira e derivados, borracha, têxteis, produtos químicos, painéis solares. Principais parceiros de exportação Singapura 13,6%, República Popular da China12,6%, Japão 11,8%, Estados Unidos 8,7%,Tailândia 5,4%, Hong Kong 4,3%, Índia 4,2%,Austrália 4,1%
Como país produtor de petróleo e de gás natural, a Malásia lucrou com a alta de preços das fontes de energia, apesar do aumento dos preços dos combustíveis ter forçado o governo a reduzir os subsídios a estes produtos.
A Malásia é um país de rendimentos médios que a partir da década de 1970, se transformou de fornecedora de matérias primas em emergente economia multi-setorial. O crescimento deveu-se sobretudo às exportações. Como consequência, o país foi atingido pela recessão global de 2001 a 2002. O PIB cresceu apenas 0,5% em 2001, devido a uma retração das exportações estimada em 11%, porém um substancial estímulo fiscal de US$ 1,9 bilhão minimizou os efeitos recessivos, e a economia teve uma retomada em 2002, crescendo 4,1%. No ano seguinte chegou a 4,9%, apesar de um primeiro semestre prejudicado pela SARS e pelo temor das consequências da guerra no Iraque.
HISTÓRIA A atual Malásia é herdeira do império marítimo muçulmano estabelecido no início do século XV em