geografia
EXAMES DE SANGUE Hemograma completo, um resultado de exame de sangue com muitas informações By Silvano Vilela
Recentemente tenho recebido algumas perguntas via formulário de contato ou mesmo nos comentários sobre exames laboratoriais, entre elas plaquetas, teste de gravidez, espermograma, e também hemograma, é sobre este que vamos comentar neste post. Referem-se a questões como: Meu exame de sangue hemograma deu alterado, o que pode ser? Fiz um exame de sangue para ver anemia e deu alterada a hemoglobina e leucócitos aumentados.
Após a consulta com o médico ele solicita o hemograma completo para auxílio diagnóstico de várias doenças hematológicas e sistêmicas. Podendo assim verificar anemias, alterações neoplásicas, infecções entre outras.
O paciente vai até o laboratório (fazer um jejum de 4 horas) e colher o sangue, com um tipo de anticoagulante o EDTA, para posterior análise, geralmente em equipamentos automatizados, próprios para este tipo de exame e com alto grau de precisão.
Hematologia-tubo-hemograma
Alterações da série vermelha, ou seja, nas hemácias, hemoglobinas, e hematócrito com valores abaixo do normal indicam anemia e acima policitemias, complementados pelos valores de VCM, HCM, CHCM, e observações do sangue vistas ao microscópio, tamanho, forma e cor das hemácias, ajudam a definir qual o tipo de anemia. Outro dado importante fornecido pelo hemograma, é a quantidade de plaquetas, que já comentamos sobre elas.
Encontramos também nos parâmetros avaliados no hemograma a série branca que são os leucócitos, onde valores aumentados indicam, por exemplo, infecção bacteriana. Já valores diminuídos (baixos) dos leucócitos geralmente apontam para uma infecção viral, malária além de outras patologias.
Na avaliação dos leucócitos, temos ainda a quantidade de neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, linfócitos que são contados e relatados no resultado, colaboram para esclarecer e diagnosticar doenças infecciosas