Geografia
1. Faça um pequeno resumo do texto: qual a sua ideia central; quais assuntos são tratados; qual opinião dos autores sobre a questão abordada?
A ideia do texto mostra a importância da cartografia nos dias de hoje, as novas tecnologias etc. Mapeamento participativo, automapeamento, o PNCSA, FVPP, entre outros. Eles falam sobre a importância da cartografia nos dias de hoje e antigamente, falam também sobre a tecnologia atual, como evoluiu o mundo em relação à antigamente etc.
2. Como se desenvolveu a cartografia após o colapso do império romano? E a partir da segunda metade do século XX?
Após o colapso, os avanços que tinham conseguidos foram abandonados e tudo passou a ser religioso, a cartografia virou um instrumento para eles. Eles acreditavam em símbolos que havia nos mapas, até viam o paraíso neles. A partir do século XX, as tecnologias evoluíram e tenderam a render na cartografia, principalmente evoluídos pelos novos aparelhos receptores de GPS.
3. Qual foi a importância dos mapas no período das grandes navegações?
A cartografia era utilizada para localizar as regiões, as explorações de novos lugares e benefícios etc.
4. O que é mapeamento participativo? E quais suas perspectivas atuais?
O mapeamento participativo estuda diretamente a espacialização e registro do conhecimento de um dado grupo ou comunidade acerca de uma determinada paisagem ou região. No Brasil eles seguem na evolução trabalhando com delimitação de territórios identitárias; desenvolvimento local; planos de manejo etc.
5. O que são automapeamentos e como são aplicados?
“Automapeamentos” são também classificados como participativos. Podem ser consideradas práticas desse a elaboração de mapas nativos ou indígenas, muitos destes decorrentes de releituras de pinturas ou peças de artes visuais por pesquisadores que consideram sua funcionalidade e empregabilidade para as comunidades. A maioria desses mapas descreve o firmamento relacionado a uma