Geografia
1 554 291,607 km. A principal característica do tipo de agricultura do Nordeste, é que se trata de uma agricultura familiar, isto é, a maioria dos agricultores produzem o suficiente para ser consumido. O pouco que sobra é trocado com um vizinho ou até mesmo doado para um amigo ou parente.
2° Mesmo com essa característica, a agricultura vem crescendo e se tornando comercial. A produção mais comum para fins comerciais é a de cana-de-açúcar, que é enviada para usinas. Além disso, no Nordeste são cultivados: o cacau, o caju, o algodão, a soja e o tabaco. Produtos que são comercializados e aumentam as chances de exploração e o crescimento de quem vem os cultivando. Com a nova tecnologia que está chegando na região e sistemas de irrigação, é possível até mesmo o cultivo da uva, porém, os sistemas de irrigação são muito altos e o seu impacto ambiental ainda está sendo estudado.
3° O Nordeste possui 4 Sub Regiões que são: Zona da Mata, Sertão, Agreste e Meio- Norte.
Zona da Mata tem uma área que era coberta pela floresta Mata Atlântica, que por sua vez, esta quase completamente desaparecida devido ao grande desmatamento. Foi desmatada para retirada do Pau-brasil, plantações de cana-de-açúcar e crescimento das grandes cidades nordestinas. A Zona da Mata possui agropecuária em latifúndios. Que é um grande terreno para pecuária ou agricultura, geralmente com o uso de tecnologia (máquinas), onde sua produção se destina principalmente para exportação aos países ricos. Os principais produtos agrícolas da Zona da Mata é a cana-de-açúcar e o cacau no sul da Bahia.
4° No sertão nordestino os projetos de irrigação viabilizaram o avanço de uma moderna agricultura: a fruticultura para exportação e produção de vinho, presente principalmente na área em torno de Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia e na área do vale do Rio Açu no Rio Grande do Norte, beneficiada pela grande