geografia
Alunos: Camyla, Jaqueline, Laura e Luís Felipe. 3ºEM.
Professora: Karla.
Domínios Climatobotânicos
- Paisagens Vegetais:
Tundra
A Tundra é um tipo de bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como o Alasca e a Sibéria. Tundra significa “planície sem árvores”.
O clima da Tundra, é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações. Em razão dessas condições climáticas severas, das baixas profundidades do solo e da ausência de claridade, não existe nenhum tipo de floresta densa com árvores altas nessas áreas. Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos.
Esse bioma é dividido em dois tipos principais: a Tundra Ártica, caracterizada por se localizar em latitudes próximas à região do Ártico, e a Tundra Alpina, que se encontra em regiões de altitudes elevadas, como cadeias montanhosas.
Taiga
Taiga é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.
O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
Vegetação de Alta Montanha
Vegetação de Alta Montanha – Nas vertentes das montanhas a vegetação escalona-se em altura, variando de acordo com as condições de temperatura, humidade, exposição ao sol e ventos. As grandes alturas predominam os bosques caducifólios