Geografia
Clima tropical, cerrado e complexo do Pantanal O clima tropical é típico da região centro-oeste, mas abrange também trechos do Nordeste e do Sudeste brasileiro. É um clima quente, marcado por duas estações bem distintas: verão úmido e inverno seco. O cerrado é uma formação de campos que também apresenta algumas espécies de árvores.
Conservação do cerrado Enquanto todas as atenções estão voltadas para o desmatamento da Floresta Amazônica, o cerrado brasileiro é devastado de forma lenta e silenciosa para atender ao avanço de monoculturas que cada vez mais exigem mais aberturas de novas áreas para o plantio de espécies agrícolas e florestais.
Pantanal
O pantanal é uma região plana e de baixa altitude, que passa a apresentar amplos trechos inundados durante a estação chuvosa de verão. Há vegetações que desenvolvem raízes aéreas que lhe permitem captar oxigênio durante o período das inundações.
Clima semi-árido O interior do Nordeste apresenta o clima menos úmido do Brasil. O semi-árido, onde o índice de chuva anual varia entre 300 e 800 mm. Correspondendo praticamente ao sertão nordestino, essa é uma das regiões semi-áridas mais habitadas do mundo e economicamente a mais pobre do país. A vegetação é formada pela caatinga, que também constitui um ecossistema bastante rico e diversificado, onde se desenvolvem formações rasteiras e cactos.
Processo de desertificação A desertificação é a perda total ou a redução potencial biológico da terra. Suas causas estão relacionadas a variações climáticas à ação do homem, que podem ocorrer separadas ou simultaneamente. A perda de vegetação e de matéria orgânica no solo nos processos de desertificação desprende carbono, que por sua vez, também contribui para o aquecimento global.
Mata dos