geografia
TAIANE SOARES DE DEUS
Discente do Curso de Geografia CEST-UEA
Bolsista FAPEAM
Natacha C.R. Aleixo
Profa. Dra. do curso de Geografia CEST-UEA
GRUPO GEOAM- Geotecnologia e analise da paisagem
INTRODUÇÃO
O acelerado crescimento urbano, juntamente com a explosão demográfica, o aumento do fluxo de pessoas, mercadorias e o aumento do consumo, trouxeram aos habitantes das cidades uma serie de impactos devido à produção do espaço desordenado. Entretanto, nos dias atuais a expansão territorial urbana nas cidades de porte médio e pequeno com escassez de medidas adequadas de planejamento urbano também tem acarretado em impactos negativos a qualidade de vida. Dessa maneira, pretende-se realizar um diagnostico da qualidade ambiental urbana no município de Tefé-AM a fim de corroborar e fornecer subsídios para melhoria do ambiente urbano e do bem-estar da população.
OBJETIVOS
Geral: Analisar a qualidade ambiental urbana em Tefé-AM como subsidio para melhoria do planejamento da cidade e de politicas publicas visando o bem-estar da população.
Específicos: Analisar o conceito de qualidade ambiental urbana articulado com a produção dos espaços atuais Diagnosticar espacialmente a oferta e escassez das áreas verdes e espaços públicos (livres) na cidade, bem como aspectos relacionados à utilização efetiva desses locais e sua importância no bem-estar da população Verificar e discutir o conforto térmico humano como um indicador da qualidade ambiental urbana.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As praças publicas serão avaliadas em diferentes aspectos; tipo de vegetação, mobiliário urbano, extensão e conservação da área,acesso,atividades predominantes e qualidade paisagística, por meio de trabalhos de campo, coleta de dados empíricos e registro fotográfico. Também serão entrevistados moradores e funcionários do poder publico municipal para obtenção de