geografia
Plano Brasil sem Miséria é um programa social do governo federal brasileiro, criado durante a candidatura da presidente Dilma Rousseff. Criado em 2011, tem como objetivo retirar a situação de extrema pobreza de 16,2 milhões de pessoas que vivem com uma renda de R$70 por mês. O Plano Brasil sem Miséria consiste na ampliação do programa anterior de combate a pobreza do Governo Lula, conhecido como Bolsa Família.
O plano Brasil sem Miséria pretende promover à inclusão social e produtiva a população extremamente pobre, tendo por meta reduzir drasticamente seus números (o que não teria siso alcançado plenamente pelos programas anteriores).
Como característica, o publico alvo do programa é a camada mais pobre, que vive em condições de extrema pobreza. O programa define como extremamente pobre as pessoas que vivem com até R$ 70 por mês, com base em indicadores utilizados pelas Nações Unidas e pelo programa Bolsa Família.
Seu funcionamento:
A partir do momento que uma família estiver participando do programa, ela passa a beneficiar-se de ações de inclusão produtiva (por exemplo, cursos profissionalizantes e encaminhamento ao emprego) e de acesso a serviços públicos, como escolas, água encanada e escoamento sanitário.
Além disso, a pessoa apontada como responsável pela família passa a receber um valor mensal a ser definido. Além disso, pode optar por abrir uma conta bancária isenta de tarifas ou com pacote de serviços com tarifas reduzidas. Em qualquer caso, a abertura da conta permite que sua família obtenha diversas opções de microcrédito.
Implantação e Operação:
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ficará responsável pela gestão do programa, que será operado tanto em âmbito federal quanto nos âmbitos estaduais e municipais. Estão previstas ainda ações articuladas com a iniciativa privada e a sociedade civil.
O cadastro no programa Brasil sem Miséria será feito pelas prefeituras, através do sistema