geografia
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O evento teve como objetivo renovar o compromisso político das nações com o desenvolvimento sustentável por meio da avaliação do progresso e das lacunas nas implementações adotadas pelas cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Houve três momentos importantes na Conferência:nos primeiros dias ocorreu a III Reunião do Comitê Preparatório,no qual se reuniram representantes governamentais para negociações dos documentos adotados na Conferência. Entre os dias 16 e 19 de junho aconteceram os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Já entre os dias 20 a 22 de junho,ocorreu o Segmento de Alto Nível da Conferência,onde participaram diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. Os preparativos para a Conferência
A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões do Comitê Preparatório (conhecidas como “PrepComs”). O Comitê realizou sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações. Além das “PrepComs”, diversos países realizaram “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.
O processo preparatório foi conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da