Geografia
A revolução provocada pelo advento das tecnologias de comunicação e informação transformou o espaço do Homem e, necessariamente, a nossa maneira de pensar o mundo em que vivemos. Essa nova dimensão de espaço influenciou os modos de agir e pensar da humanidade como um todo. Se, por um lado, provocou mudanças nas relações pessoais, socioculturais e nas formas de se produzir e de se trabalhar, por outro, foi responsável pela acentuação das desigualdades entre povos e nações. Neste contexto, os anseios por uma sociedade mais igualitária e justa, e principalmente mais aberta a incorporar mudanças e respeitar diferenças, tornou-se mais distante.
A concepção de Geografia deve priorizar a discussão dos desafios impostos pelas transformações do meio técnico-científico-informacional – inserido em sala de aula e fora dela – em especial, a partir do advento da comunicação on-line, responsável por influir e modificar o local, o regional e o global simultaneamente.
O impacto da planetarização faz com que cada parte do mundo influencie o todo que o compõe, da mesma forma como o todo está cada vez mais presente em cada uma das partes. Na era planetária, tal situação não se manifesta somente entre países e nações, mas influencia de forma decisiva cada indivíduo, que recebe e consome informações e substâncias oriundas de todo o universo, sendo, portanto, influenciado por elas.
É fundamental incluir debates em sala de aula, de modo a contribuir para uma formação crítica, ética, humanística e solidária desses jovens cidadãos. Pois, é o que queremos formar cidadãos