geografia
EVOLUÇÃO CAPITALISTA
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
ORDEM MUNDIAL
Profª Roberta
Geografia
http://geoprofessora.blogspot.com/
Sistema Capitalista
O entendimento da estrutura e do funcionamento do capitalismo mundial é fundamental para a compreensão da economia em que vivemos no dia-a-dia e da inserção periférica do Brasil na economia globalizada.
economia de mercado capitalista formação de um mercado mundial nova estrutura produtiva expansão territorial e econômica gênese do processo de globalização
Características do Capitalismo:
Lucro: é o principal objetivo. É resultado da acumulação de capital que ocorre em todas as etapas da estrutura capitalista.
Propriedade privada: (particular) dos meios de produção (terra, fábricas, comércio...). A partir dela é que são produzidos os bens e serviços.
Economia de mercado: teoricamente, a economia funciona na lei da oferta e procura.
Em alguns períodos, ocorreu uma intervenção maior do Estado (regulacionismo ou keynesianismo), em outros essa influência foi minimizada (liberalismo e neoliberalismo).
Trabalho assalariado: o trabalhador capitalista recebe uma remuneração pelo seu trabalho (salário), que é o que lhe permite sua reprodução como trabalhador e como consumidor. É a exploração da massa trabalhadora, segundo a teoria marxista, que permite o lucro (acúmulo de capitais por meio da mais-valia).
Divisão da sociedade em classes sociais: a sociedade é dividida em duas classes principais: a burguesia, detentora dos meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho.
Monetarização: a moeda passa a ser referência das trocas econômicas, cada vez mais intensas e rápidas, favorecendo a circulação capitalista.
Modelos Econômicos
O Liberalismo é um sistema políticoeconômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso, social e intelectual,