geografia
Oceania - uma região de cerca de 25.000 ilhas espalhadas por um oceano que cobre um terço da superfície do mundo - é notável por diversos importantes "últimos". Foi a última grande área do mundo que os seres humanos povoaram. Foi a última grande área que os ocidentais exploraram, a última a ser colonizada, e a última à verter a experiência colonial para o auto-governo. Foi também a última a ser examinada por arqueólogos-especialistas sobre as formas dos povos no passado.
Os arqueólogos ainda estão descobrindo pistas que acrescentar à nossa compreensão das origens dos ilhéus, de como os diferentes grupos de ilhéus são relacionados, e de como os ilhéus viveram antes do impacto das culturas ocidentais. As descobertas em curso fazem da Oceania uma região fascinante para estudar. E assim o faz a Oceania ao fornecer percepções sobre a relação frágil entre os seres humanos e seu meio ambiente. Seus estados de ilhas baixas, por exemplo, são prováveis que sejam feitos os primeiros lugares inabitáveis ??pela elevação dos mares devido ao aquecimento global.
A Oceania, uma vasta região do Pacífico, nem sempre é definida da mesma forma. Geralmente, os especialistas concordam que sua fronteira norte é marcada pelo Havaí, seu extremo leste pela Ilha de Páscoa, e sua borda oeste pelas ilhas de Palau e Nova Guiné. O limite sul da Oceania inclui a Nova Zelândia e, no cômputo da maioria dos especialistas, o continente da Austrália também.
Aqui, os modernos estados-nação da Austrália e da Nova Zelândia são explorados em uma seção separada. Irian Jaya, a província indonésia que compõe a parte ocidental da Nova Guiné, é discutida com a Indonésia.
Esta seção se ocupa com o resto da Oceania: nove territórios variavelmente associados com os Estados Unidos, Nova Zelândia e França; 13 nações independentes; uma comunidade dos EUA; e uma colônia do Reino Unido. Estes grupos de ilhas e ilhas cobrem uma área total de 3.565 milhas quadradas (9.233 km²), cerca de