GEOGRAFIA
A Terra como um sistema dinâmico
1- O nosso planeta, incluindo a camada superficial em que vivemos – a superfície terrestre –, é um sistema dinâmico no qual diversos fenômenos ocorrem freqüentemente. Alguns desses eventos podem ser observados no dia-a-dia: as chuvas, as mudanças no tempo atmosférico, as ondas as marés, os ventos, os movimentos das nuvens, etc. outros ocorrem mais raramente e, algumas vezes, estão associados a catástrofes ou calamidades: furacões, enchentes, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, grandes períodos de seca em alguma região, etc.
1.1- A Terra, portanto, não é um objeto inerte, e sim um planta em constante mudança e no qual os eventos se relacionam globalmente. Essa compreensão é essencial para que percebamos nossa responsabilidade sobre o planeta, principalmente no que diz respeito às questões ambientais.
1.2- Como todo sistema físico, o elemento que movimenta essa dinâmica ´´e a energia. Existem duas principais fontes e energia que influem sobre o nosso planeta: a irradiação solar, que é a mais importante, e a energia oriunda do interior da Terra.
1.3- Sem a energia solar não existiria vida na terra. Ela é a responsável, entre outras coisas, pelas temperaturas na superfície terrestre, pelos ventos, pelo ciclo da água, pelos diversos tipos de erosão (que modificam o relevo e os solos) e até mesmo pelo crescimento dos vegetais.
1.4- A energia oriunda do interior do planeta é responsável pelo vulcanismo, pelos terremotos e maremotos, pelos dobramentos que deram origem às cadeias de montanhas, pela tectônica das placas, etc.
1.5- Existem também outras formas de energia que provocam mudanças em nosso planeta, como: as que aqui chegam oriundas das demais estrelas; a atração suscitada da lua, que exerce grande influência sobre as marés; as acarretadas pelo choque de meteoritos na atmosfera e na superfície terrestre; aquela que é provocada pelos movimentos da Terra, especialmente pelo