geografia
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PATOLOGIA
PROFESSORA: TATIANE FERNANDES
TRABALHO DE PATOLOGIA: LINFOMA DE HODGKIN
HERLANY PEDREIRA BALBINO
CAMPUS GUARUJÁ / SP
2013
HERLANY PEDREIRA BALBINO
TRABALHO DE PATOLOGIA: LINFOMA DE HODGKIN
Trabalho apresentado à Universidade de Ribeirão Preto – UNAEP, como requisito para obtenção de nota na disciplina Patologia, sob a orientação da professora Tatiane Fernandes.
CAMPUS GUARUJÁ / SP
2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. TEMA 05
3. JUSTIFICATIVA 06
4. REFERENCIAL TEÓRICO 07
5. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a medicina tem enfrentado uma guerra contra os diversos tipos de câncer que aparecem, por este motivo existem muitos órgãos de incentivo à pesquisas de combate ao câncer.
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a incidência, o tratamento, dados epidemiológicos e cuidados de enfermagem do linfoma de Hodgkin. Para muitas pessoas, o diagnóstico de um câncer é considerado como a sua sentença de morte. Mas, na visão da medicina é apenas um passo em busca da cura, pois, a medicina evoluiu bastante nos estudos em combate a essa doença, fazendo com que muitos pacientes acreditem na sua cura, dependendo dos casos e diagnósticos precoces.
O câncer ocorre quando a célula tumoral sofre mutação genética nos genes responsáveis pelo controle da multiplicação celular e há, então, a produção de proteínas que estimulam seu crescimento e sua multiplicação desordenada. Mas, existem drogas que atuam diretamente e atacam o problema na sua fonte.
No Brasil, já foram identificados vários tipos de câncer, o mais frequente é o câncer de pele, é o mais perigoso é o melanoma, que pode matar, pois pode evoluir com metástases. Por isso, deve-se ter muito cuidado ao tomar sol, respeitando sempre os horários adequados