geografia
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS – LCH
ÁREA: GEOGRAFIA DATA: 18/02/2013
DISCIPLINA: Fundamentos de Geografia
DOCENTE: Alex Lima
DISCENTE:
Questionário:
Grupo 5:
1. Por causa do antagonismo, entre França e Alemanha La Blache criou uma contraposição a geografia imperialista de Ratzel. Analisando os ideais do mesmo, pode-se afirmar que suas pretensões são totalmente divergente da de Ratzel contemplada na antropogeografia?
R: Em termos de métodos a proposta de Vidal de La Blache não rompeu com as formulações de Ratzel foi antes um prosseguimento desta. As únicas diferenças residiriam naqueles pontos de principio já discutidos. Vidal era mais relativista negando a idéia de casualidade e determinação de Ratzel assim seu enfoque era mais generalizado.
2. Qual a característica que difere o objeto geográfico de La Blache em relação às teses ratzelianas?
R: Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia com a relação “homem-natureza”, nas perspectivas da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo que sofre a influência do meio, porem que atua sobre este, transformando-o. Observou-se que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza e que o homem busca as soluções para satisfazê-las nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio
Grupo 6:
3. Alguns autores aceitaram os fundamentos possibilitas, porem formulando suas próprias propostas em polemica com as colocações de La Blache. Foi o caso de C. Vallaux. Como esse autor entendia a geografia humana?
R: C. Vallaux entendia que a geografia humana deveria estudar o quarto estado da matéria, aquele criado pelo trabalho humano e assim discutir a transformação aparente das coisas da superfície realizada pelo homem, suas maiores diferenças com Vidal se deram no plano metodológico.
4. O autor que realmente avançou suas formulações gerando uma proposta ais elaborada foi Max Sorre, este autor manteve os fundamentos