Geografia
Gestão do conhecimento é um processo para o desenvolvimento, disseminação e fluidez do conhecimento para a expansão organizacional.Objetiva por meio de suas práticas,administrar e organizar de forma estratégica os conhecimentos,visando o desenvolvimento eficaz da organização, gerando resultados através da otimização e da eficiência,viabilizando o conhecimento á tendência organizacional.
Comparação entre as definições de GC
Segundo Nonaka e Takeuchi (2008)
“O Processo que cria continuamente, os dissemina e os perpetua pro toda a organização.”
Segundo Rossetti e Morales (2007)
“Se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, compilação e reutilização do conhecimento .”
Segundo as duas definições é possível constatar que gestão do conhecimento é um processo que a organização aplica para que ocorra criação de novos conhecimentos, e que estes conhecimentos não fiquem restritos para poucas pessoas, e sim dissemine para toda a organização, sendo renovado constantemente, gerando novas informações. Para que isso ocorra é necessário que a organização cultive os paradoxos, ou seja, ideias opostas ou contrarias, que chamamos de conhecimento tácito e conhecimento explícito.
Segundo Nonaka e Takeuchi (2008)
“A dialética, que é uma forma de raciocínio que remota à antiga Grécia,enfatiza duas características que são úteis nos tempos turbulentos e no complexo mundo atual. A primeira é sua ênfase na mudança. Em vez de referir-se algo estático, refere-se ao processo e ao movimento. A segunda é sua ênfase nos opostos.A mudança ocorre através do conflito e da oposição, de acordo com o raciocínio dialético.”
2) Responder às seguintes questões:
A) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
O gerenciamento do conhecimento nas organizações exige uma postura estratégica fortalecida pela cultura da empresa, através do