Geografia Urbaniza O
Número: 3115
Turma: 201
COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR
VI de Geografia
Na sociedade brasileira, podemos perceber o reflexo de algo já herdado desde a colonização portuguesa no Brasil: a desigualdade e segregação. Infelizmente, hoje em dia, conseguimos visualizar claramente a disparidade social, na qual muitos possuem alta condição financeira, enquanto outros encontram-se em estado de miséria.
De acordo com o Art. 6º da Constituição Federal, “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Apesar de um documento importante e oficial como esse decretar os direitos do brasileiro, o que está escrito não é levado à risca. A segurança é altamente precária, principalmente em relação aos bairros onde a maioria dos moradores são menos abastados. A saúde pública, de fato, é oferecida para a maioria da população. Contudo, a qualidade do atendimento é muito ruim, “obrigando” os brasileiros a pagarem instituições públicas para obterem um melhor serviço médico. Dessa forma, podemos perceber que não existe garantia na qualidade de serviços públicos oferecidos pelo governo.
Diversos fatores modificam o comportamento de um indivíduo na sociedade em que ele está inserido. Entre esses fatores está a posição geográfica do cidadão. Para se obter maior conhecimento em relação a sua cidadania e sua respectiva aplicação, o indivíduo deve estar mais próximo do meio que ele quer conhecer, ou seja, as cidades. A cidadania está relacionada ao grau de instrução e a percepção do indivíduo no contexto social em que ele está inserido, ou seja, o quanto o indivíduo se percebe cidadão. No Brasil Contemporâneo, podemos enxergar um importante reflexo do grande aumento populacional: a “favelização”, na qual os indivíduos, sem local para morar, visto que a cidade não supre as necessidades do contingente