Geografia: transforma
Silva Jardim é uma comunidade que se localiza dentro do município de Cândido Godói. Sua historia já é um pouco antiga: por volta de 1908 chegaram os primeiros moradores nesta comunidade. Estes povos (moradores) eram de origem alemã, russa e polonesa. Tais povos vieram para esta comunidade porque no lugar de origem (Alemanha, Rússia e Polônia) havia muita guerra e também porque este lugar era pouco povoado.
Antigamente eram mais ou menos 10-12 famílias e de 30-35 moradores, entre eles a família Mantey, e hoje chegam a ter mais ou menos 78 famílias e cerca de 215 moradores.
No inicio as principais atividades desenvolvidas foi a derrubada do mata para iniciar as plantações. Eles plantavam e colhiam os próprios alimentos. Começaram também a construir pequenas casas que eram feitas de barro.
Existiam também varias espécies de animais, entre eles podemos citar: tigre, raposa, gato do mato, cobras, etc.
Com o tempo, estes animais foram sofrendo a extinção devido ao desmatamento, que foi realizado coma ideia de abrir lavouras para plantar o que fosse necessário. Atualmente, isto traz uma série de consequências, como por exemplo, a poluição do ar.
Bem no inicio da colonização, os rios eram grandes, fundos e possuíamos uma grande variedade de peixes, mas o tempo foi passando a as matas ao lado dos rios foram sumindo e junto com as matas, foram os rios, rios os quais atualmente possuem pouca agua em seu percurso.
O relevo da comunidade Silva Jardim é muito diversificado: tem áreas montanhosas e áreas de relevo plano. O solo também é diversificado: tem locais de chão vermelho e áreas de cascalho.
Antigamente, a vida era bem mais difícil que hoje; antigamente tudo feito a mão; hoje já temos roças e a utilização de máquinas.
Atualmente, o que se planta nesta localidade é milho, mandioca, batata, soja, feijão, trigo, etc. A renda das pessoas que hoje residem é a venda do leite e a venda de gado.
Existem nessa comunidade também pequenas fabricas de