Geografia resumos
A água: recurso insubstituível e suporte para a vida
A Terra poderia chamar-se água, pois, dos planetas conhecidos, é o único onde este precioso líquido existe em abundância, sendo a sua presença a principal condição para a existência de vida. A água cobre cerca de 71% da superfície do Planeta, no Homem, 65 a 75% do seu peso consiste em água.
A presença de água influencio os itinerários das imigrações humanas e escolha dos locais de fixação. As civilizações da Antiguidade, de economia agrícola, surgiram nos vales dos rios e, atualmente, as maiores aglomerações urbanas, de economia industrial e terciária, localizam-se, quase sempre, no litoral ou junto de grandes rios.
A água é um componente essencial dos sistemas naturais e um recurso imprescindível para a vida humana e para a maioria das atividades económicas: • a agricultura depende do abastecimento regular de água doce para rega, sendo o setorque, a nível mundial, mais água consome; • na indústria, a água tem inúmeras aplicações, desde a sua incorporação nos produtos até À sua utilização nos sistemas de limpeza e de refrigeração; • a água é ainda utilizada na produção de energia, na construção e em muitas atividades de turismo e lazer, sendo também um fator de acessibilidade.
A água na Terra
Dos rescursos hídricos existentes, apenas uma pequena percentagem se encontra facilmente disponível, pois os oceanos contêm mais de 97% da água que existe na Terra e mais de metade da água doce encontra-se nas calotes polares e nos glaciares. As águas continentais, repartidas por lagos, cursos de água, solo e toalhas freáticas, representam menos de 1% da água do planeta.
A água em movimento
A atmosfera, pela sua capacidade de absorção, transporte e libertação da água, é o elemento fundamental nas transferências de água entre os oceanos e os continentes, através do ciclo hidrológico – processo de circulação contínua da águas entre os oceanos, a atmosfera e os