geografia, recursos e população
Conforme as comunidades iam se formando, seu processo de evolução seria um processo lógico, logo as tecnologias seriam desenvolvidas. Para que isso ocorresse nada mais fundamental que fontes naturais como matéria prima.
“Os recursos de uma comunidade, assim, consistem numa riqueza natural somada a um estado de capacidade tecnológica, (PATERSON. Pag. 20)”, a distribuição de recursos naturais é desigual considerando todo o planeta, mas o contraste é que algumas áreas são mais ricas do que em outras, sorte da comunidade que se encontra com diversidades de vegetação, com solo fértil e com percursos hídricos por perto. Logo, grandes tecnologias na área de alimentação como agricultura, criação de animais etc. Tudo em favor da comunidade local.
Então, precisamos apenas entender três sentidos básicos para a formação de uma comunidade. Primeiro, a renda direta. Segundo, recursos humanos. Terceira política.
O sustento total para a existência da comunidade, pode derivar de qualquer área especifica, dadas a suas circunstância: como a distribuição de fenômenos naturais, local, tempo, como utilizar e etc.
À medida que o tempo passa, o modo como a comunidade utiliza seus recursos muda como a quantidade também, não pelo fato da natureza se alterar, mas porque o consumo da comunidade aumenta, a comunidade em si também aumenta com suas necessidades e tudo mais.
Outro a caso se pensar, é como essa população é divida, assim como os recursos naturais ela é também relativamente desigual, há grandes periferias com grandes volumes de pessoa. A preocupação aqui é como suprir as necessidades dessa massa populacional, como se encaixa suas atividades