Geografia para todos
Higrômetro: aparelho utilizado para medir a umidade do ar
Quando um meio de comunicação divulga a temperatura, normalmente, também é informada a umidade relativa do ar. Mas, afinal, o que é umidade do ar e qual a sua importância?
A quantidade de vapor de água existente na atmosfera é denominada umidade do ar. Os valores podem ser expressos em números absolutos (g/m³) ou em forma relativa (%) ao seu ponto de saturação. Esse é um dos elementos analisados para a caracterização climática de um determinado local.
Entre os métodos utilizados para medir a umidade do ar estão o psicrômetro (calcula a velocidade de evaporação da água) e o higrômetro (mede a quantidade de água presente nos gases). Esses dados podem ser obtidos através de porcentagens, por exemplo: a umidade relativa do ar é de 75%. Nesse caso, significa que restam 25% para o ar reter todo o vapor de água e transformá-lo no estado líquido.
A umidade do ar também pode ser medida remotamente, em escala global, com a utilização de sensores especiais montados em satélites meteorológicos. Estes satélites são capazes de detectar a concentração de água na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre, tipicamente a uma altura entre 4 e 12 quilômetros. Os sensores de umidade do ar montados nos satélites meteorológicos são capazes de medir as variações de radiação infravermelha recebidas da superfície terrestre ou refletidas pelo próprio vapor de água presente na atmosfera; a água absorve, reflete e irradia certoscomprimentos de onda de radiações eletromagnéticas, especialmente na banda infravermelha.
Os satélites meteorológicos são capazes de medir a umidade absoluta e relativa, e a presença de massas de ar úmidas é um importante fator para a ocorrência deprecipitação, como a chuva, a neve, entre outros. Com isso, a detecção de tais massas de ar úmidas tem um papel fundamental para uma previsão do tempo mais precisa.
Umidade e a densidade do ar
O ar úmido é menos denso do que o ar