Geografia Industrial
A indústria de lã, dispersa pelo interior de East Anglia, pelo Oeste e por Yorkshire.
1ª questão (0,1 ponto): Com base em estudos realizados Eric Hobsbawm afirma que a Inglaterra de meados do século XVIII pode ser chamada de uma “nação de lojistas”. Enumere 4 características apresentadas pelo autor que confirmam essa afirmação.
R:
1- Entretanto, como para a maioria dos turistas, a palavra “manufatura” lembrava-lhe, sobretudo, cidades como Birminghan, com sua grande variedade de pequenos artigos metalúrgicos.
2- Sheffield com sua admirável cutelaria.
3- As cerâmicas de Staffordshire.
4- A indústria de lã, dispersa pelo interior de East Anglia, pelo Oeste e por Yorkshire.
2ª questão (0,1 ponto): Para o historiador Eric Hobsbawm ao lançarmos um olhar sobre o campo (áreas rurais) na Inglaterra de 1750 verificaremos que essas áreas não apresentavam as características do campesinato europeu daquele período. Assim, segundo o historiador:
- Quais eram as características do campo na Inglaterra em meados do século XVIII que o faziam diferir do restante da Europa?
- Quais as duas consequências para a Inglaterra dessas características apresentadas?
R: O que Ocorria não era simplesmente decorrente do crescimento de uma economia de mercado reduzindo seriamente a autossuficiência local e regional e enredando até mesmo aldeias num sistema de vendas e compras a dinheiro, muito embora isso segundo os padrões contemporâneos, claramente acontecesse. O uso crescente de mercadorias inteiramente importadas, como chá, açúcar e tabaco, indicam não só a expansão do comércio ultramarino como também a comercialização da vida rural.
1- Deu aos proprietários de terras a classe que detinha o poder de decisão política – um interesse direto prelas minas que por acaso houvesse em terras. O acentuado interesse da nobreza local em investimento como canais e estradas onde se pagava pedágio devia-se não só a esperança de abrir mercados mais