Geografia, historia e turismo da cidade de Araguaína-TO
Foram os silvícolas da tribo Carajás os primeiros habitantes da vasta região de terras ricas e viçosa floresta compreendida entre os rios Andorinha e Lontra, afluentes da margem direita do caudaloso Rio Araguaia. Essa extensa área constituiria mais tarde a maior parte do atual município de Araguaina. Os remanescentes dos índios Carajás ainda se encontram as margens do rio Araguaia, numa pequena reserva sobre orientação da Fundação Nacional do Índio – FUNAI.
O inicio do desbravamento do município ocorreu no ano de 1976, com a chegada de João Batista da Silva e família, procedentes de Paranaguá, estado do Piauí. A família estabeleceu- se à margem direita do Rio Lontra um local que denominaram “Livres- nos Deus”, nome que expressava o temor permanente de ataque de índios e animais selvagens que habitavam a primitiva região. O primeiro desbravador da região trouxe em sua companhia sua esposa, Rosalina de Jesus Batista e seus filhos do primeiro matrimônio; do segundo casamento vieram 10 filhos entre os quais, Tomás Batista, na época com nove anos de idade, ao quais muitos atribuem, erroneamente, a fundação do município. Poucos meses após a chegada da primeira família, ainda no mesmo ano, outras começaram a chegar e foram fixando- se no mesmo local formando um povoado ao qual denominaram Lontra, por localizar- se à margem do rio de mesmo nome.
Os primeiros colonizadores dedicaram- se inicialmente ao cultivo de cereais para subsistência e com objetivos mais lucrativos iniciaram a implantação de cultura de café como atividade predominante. Essa cultura foi abandonada mais tarde por dificuldade de escoamento da produção, decorrente da ausência total de vias terrestres para transporte.
Povoado Lontra pertenceu inicialmente ao município de São Vicente do Araguaia, atual, Araguatins. Anos mais tarde, embora não haja documentos comprobatórios da data exata, sabe- se que o povoado Lontra passou a pertencer ao município de Boa