Geografia física de Alagoas
1. Condições climáticas
As condições climáticas em Alagoas são bastante peculiares. Embora no espaço alagoano possam ser encontrados praticamente os mesmos tipos climáticos do restante da Região Nordeste, as particularidades geográficas do estado, mais particularmente sua localização latitudinal e a compartimentação do relevo local, condicionam algumas diferenças relativamente sensíveis em ternos regionais. No tocante a latitude, Alagoas fica numa porção mais meridional do Nordeste, quer dizer, mas próxima dos centros de altas pressões de onde provem os ventos alísios que atuam mais diretamente na Bahia e Sergipe, o que confere um caráter de mais umidade e temperaturas mais amenas, especialmente no inverno. ( Figura 1)
Figura 1 – Atuação dos ventos alísios em Alagoas
Assim, os climas em Alagoas surgem espacialmente distribuídos conforme o mapa acima com as seguintes características principais :
1 . Clima úmido da faixa litorânea. Chuvas concentradas no outono-inverno e primavera-verão relativamente secos. Os meses com máxima concentração pluviométrica são maio/junho e julho, em condições normais.
2. Clima semiárido (Agreste) Nesse caso, alagoas apresenta características bastante diferenciadas em relação aos demais estados nordestinos. Os baixos relevos da porção litorânea e da parte da Zona da Mata facilitam a penetração da umidade vinda do litoral. Com efeito, as temperaturas em Arapiraca – Agreste- são mais apenas do que em cidades na mesma latitude em outros estados.( figura 2) Além disso, com a penetração da umidade de forma mais intensa, os solos são mais ricos e de melhor qualidade, o que explica a expansão da atividade canavieira até s proximidades de Arapiraca, já no Agreste.
3. Clima semiárido ( Sertão ) . A umidade vinda do litoral