Geografia & Filosofia
Livro Geografia e Filosofia
O capítulo três tem como o objetivo discutir o pensamento geográfico, após o conhecimento do método (hipotético-dedutivo, fenomenológico-hermenêutico e o dialético) e da teoria do conhecimento. Vai verificar como foram construídos, ao longo do tempo, três conceitos e como eles foram elaborados por grandes pensadores geógrafos ou com outras formações cientificas. Estes conceitos são: Espaço, tempo, região e território.
Espaço & Tempo
Na definição inicial é colocado primeiramente o pensamento sobre espaço para facilitar posteriormente a compreensão de tempo e o relacionamento de ambos. Vejamos; o autor critica inicialmente aos termos da geografia tradicional que (é uma corrente da geografia que abrange desde as formulações do geógrafo Friedrich Ratzel até meados do século XX.) que não coloca o espaço como conceito chave, ou seja, um conceito fundamental, porém ele é consubstanciado ao conceito de espaço vital (concebido por Ratzel, que propôs a antropogeografia, como ramo da geografia humana, como espaço da vida dos agrupamentos humanos) o espaço em ramificações, sem um conceito absoluto.
Hatshorne, em sua teoria de espaço absoluto, coloca a existência do espaço em si, independentemente de qualquer outra coisa, deixa claro também a distinção de espaço e tempo, sugerindo a responsabilidade da geografia em estudar os fenômenos organizados espacialmente e quanto a história estudaria os fenômenos segundo a dimensão de tempo; simplificando “Geografia=espaço/ História= Tempo. Na geografia neopositivista (surgiu após a geografia tradicional que veio para redefinir objeto e os métodos da geografia) o conceito de espaço torna-se uma importante referência. E com o tempo e o surgimento da geografia crítica, o conceito de espaço passa por transformações polêmicas segundo Savério, pelo que essa nova geografia posterior a geografia quantitativa, vai colocar ou definir o espaço como produto social, assim como a