Geografia econômica do brasil
No Brasil trabalharemos a partir do século XX. No Brasil a geografia econômica passou por vários ciclos que foram agroexportador e extrativista. Com a existência destes ciclos que são a cana de açúcar, café e a extrassão, provocou mudanças no contexto social, cultural e político no Brasil.
Com toda esta estrutura econômica que no Brasil tem ele é considerado um pais subdesenvolvido. O capitalismo só começou mesmo no Brasil no século XX, com a industrialização, que foi cosolidada após a segunda guerra mundial, com o investimento na industria de base.
Com a crise internacional de 1929, o Brasil passou a se industrializar, pois com esta crise de 29 houve aqui no Brasil a crise do café, sua exportação foi reduzida, com isso houve a oportunidade de plantar novos produtos agrícola, facilitando a abertura para novos mercados.
No governo de Getúlio Vargas a economia brasileira passa a ter mudanças, o estado passa a intervir na economia. No governo de JK é implantado o plano de metas, ele também traz as primeiras multinacionais para o Brasil, porém foi em seu governo que a divida externa do Brasil começou. No governo dos militares houve o milagre econômico, que tentava industrializar ainda mais o Brasil, acumulando mais dividas. Já no governo Sarney a economia do Brasil fica instável e a inflação fica alta. Já na década de 1990 com o governo de Collor o Brasil começa o processo de privatização e governo de Fernando Henrique Cardoso continuou a privatização e também houve o plano real, porem seu mandato termina com a inflação alta e o real desvalorizado. No governo Lula ele se Apoia na política de cambio, continua com as privatizações e tanta controlar as taxas de juros. Podemos dizer que a geografia econômica trabalha com a localização industrial, sistemas econômicos, agropecuária, globalização, desigualdades socioeconômicas, divisão do trabalho e outros.
Referencias Bibliograficas:
Apostila do ead- geografia econômica do