Geografia Economica
GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA E DO COMERCIO – GEO 232 tipo vc nao tem celular ou algo de eletronico para ajudar no valorRafael Rodrigues –
Avalição (AV1)
Questionário:
1- Considerando que a atividade industrial, em termos gerais, significa processo de transformação da natureza para produção de objetos de consumo (essenciais ou não), discuta a pertinência do debate geográfico sobre a atividade industrial a partir da noção de território usado - entendido a partir da dualidade território como abrigo e território como recurso.
2- Há uma “ambientalizaçao” do debate atual nas ciências humanas em geral e na geografia isto não poderia ser diferente. Discuta em que medida a questão ambiental é de fato um novo eixo transversal do debate social considerando especificamente o problema do processo industrial como apropriação da natureza.
3- A partir do texto de Aníbal Quijano discuta como o colonialismo pautado na ideia de “raça” e na articulação de todas as formas de controle do trabalho tornaram-se armas poderosas na (re) organização da produção mundial permitindo a constituição do sistema capitalista mundial e a produção da divisão territorial internacional do trabalho que permanece até os dias de hoje.
RESPOSTAS:
1- Para tal analise é discutível a analise da relação entre Território e Espaço, e as transformações ocasionadas em tais, tratando-se assim das mudanças estabelecidas pelo capitalismo (industrialização, globalização) e a intervenção de tais sobre o espaço (território).
Trabalhando a questão de Espaço Geográfico citaremos Henri Lebvre (La production de`espace). Neste trabalho ele retrata a proposição do espaço social como produto das relações sociais de produção e reprodução e ao mesmo tempo como suporte para que eleas aconteçam.
Este considera que o modo de produção vigente em cada sociedade é determinante para a produção do espaço, influenciado pelas transformações industriais estabelecidas, modificando assim a