Geografia do Crime
Estrutura do Narcotráfico
O narcotráfico trata-se de um negócio muito lucrativo, que conta com forte e sofisticada infraestrutura, desde aeroportos, armazéns de carga, laboratórios, armamentos modernos, pessoas especializadas, dentre outros. Todo esse esquema é protegido por uma grande força armada (exército particular) e, em muitos casos, há envolvimentos de figuras públicas do poder político.
Narcotráfico no Brasil
No Brasil, o narcotráfico tem sido uma atividade muito praticada e a dificuldade, bem como a falta de fiscalização num país que apresenta dimensões continentais, tem sido determinante para o aumento da atividade dos narcotraficantes, de modo que implementam essa atividade como base para a lavagem de dinheiro e ainda, refugiar alguns traficantes em fuga (muitos deles chefões do tráfico na América Latina).
O Brasil é importante rota na passagem de drogas que seguem para a Europa, sendo que as drogas mais consumidas no país é a maconha e a cocaína, dos quais são importadas dos países latinos. O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo
Narcotráfico no Mundo
O mercado do narcotráfico é considerado um dos mais lucrativos do mundo e por isso, tornou-se uma questão e um problema mundial. Diversos países da América Latina lideram o ranking do narcotráfico mundial, entretanto, a Colômbia é o principal centro de comando dessa atividade e o maior produtor mundial de cocaína.
Nas últimas décadas, o narcotráfico tem se multiplicado, gerando um grande mercado de consumo, o qual constitui um dos fortes sustentáculos da economia de