Geografia da Grécia a Atual
O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Cíclades. A Grécia possui 15000 quilômetros de litoral.
80% da Grécia é montanhosa. Assim aquele país é um dos mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. Os montes Pindo situam-se no centro do país, com uma elevação média de 2650 m. Continuam por meio das ilhas de Cítera, Anticítera para encontrar seu fim nas ilhas de Creta e Rodes. As ilhas do mar Egeu são picos de montanhas debaixo d'água que são uma extensão geológica deles.
O centro e o oeste da Grécia contêm picos altos e escarpados separados por muitos cânions e outros carstes, incluindo o Cânion de Meteora e o Cânion de Gorge - o segundo sendo um dos maiores do mundo e o segundo mais profundo após o Grand Canyon, com um desnível vertical de mais do que 1100 metros.
O monte Olimpo é o ponto mais alto da Grécia, a 2919 m acima do nível do mar. É considerado também o quarto mais alto da Europa. O norte da Grécia apresenta as montanhas Rodope, localizadas na Macedônia Oriental e Trácia; aquela área é coberta com florestas vastas e espessas.
Planícies também são encontradas no leste da Tessália, na Macedônia central e na