Geografia da Austrália
Sendo o país com segundo maior índice de desenvolvimento humano do mundo (IDH). As cidades australianas também rotineiramente situam-se entre as mais altas do mundo em termos de habitabilidade, oferta cultural e qualidade de vida.
O território da Austrália tem 7 692 024 quilômetros quadrados e está rodeado pelos oceanos Pacífico e Índico. Apesar de ser considerado o "menor continente do mundo" a Austrália é o sexto maior país em área total, e devido ao seu tamanho e isolamento, é muitas vezes apelidada de "ilha continente". É por vezes também considerada a "mais extensa ilha do mundo".
A Austrália possui os dois maiores monólitos do mundo (é um único bloco imenso de rocha exposto num terreno) que atrai diversos turistas durante todo o ano. O Monte Augustus, localizado na Austrália Ocidental, e o Uluru, no deserto no Território do Norte, considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO.
As paisagens do norte do país temos a Península do Cabo York, banhado pelo, Golfo de Carpentária, com seu clima tropical, composto por bosques, prados e savanas. No noroeste do continente existem rochedos, enquanto que o sul e o interior destes lugares se encontram mais áreas de pastagem. A Austrália é o continente mais plano, com os solos mais antigos e menos férteis; o deserto conhecido como Outback compõe sua maior parte, sendo formada por 56% de deserto. Tem apenas as partes sudeste um clima temperado onde grande parte da população está concentrada.
Apesar da maior parte do país ser semiárido ou desértico, ele possui muitos