GEOGRAFIA: CONCEITOS E PARADIGMAS – APONTAMENTOS PRELIMINARES
COSTA, Fábio Rodrigues da¹; ROCHA, Márcio Mendes²
INTRODUÇÃO
O artigo lido tem como meta expor a Geografia a partir da construção histórica de seus paradigmas e conceitos. Mas devido sua complexidade não há como explorar todo o conteúdo. Porém busca mostrar uma base sobre o processo de desenvolvimento da Geografia com discussões e informações sobre a Geografia pré cientifica até o século XVIII, principais debates sobre a geografia cientifica, e os principais conceitos Geográficos (espaço, território, região, paisagem e lugar).
A reflexão sobre o desenvolvimento histórico da geografia é muito importante para o processo de formação dos estudiosos da área, para assim adquirir melhores conhecimentos sobre o tema.
3. “A ORGANIZAÇÃO DA GEOGRAFIA E SEUS PARADIGMAS”
3.1. “No entendimento de Antônio Christofoletti (1985), a organização da geografia como ciência parte decisivamente das obras do geólogo, botânico e naturalista alemão Alexander von Humboldt, e do filósofo e historiador também alemão Karl Ritter”. (pág: 29)
3.2. “Foi na Alemanha que se encontraram as condições teóricas para a organização da geografia como ciência”. (pág.: 29)
3.3“Para Andrade (1987), as idéias de Humboldt foram influenciadas pelo racionalismo francês, idealismo alemão e pelo positivismo. Disso resulta sua preocupação em estabelecer leis gerais que explicassem o mundo em que vivia”.(pág. 30)
3.4. “Ritter buscava entender as relações dos fenômenos e formas da natureza com o homem. Por isso tinha um profundo interesse na história, entendendo que a mesma estava bastante próxima da geografia”. (pág. 30)
3.5. “Andrade (1987) analisa que ao tentar formular leis gerais para explicar os fatos humanos, Ritter teve dificuldades, pois as leis sociais não eram uniformes com as leis físico-naturais”. (pág. 31)
3.6. “No entendimento de inúmeros estudiosos, entre eles Morais (1983), Christofoletti (1985), Andrade (1987) e Capel