Geografia - Como formou o planeta documentário
Turismo: 1º Semestre
Geografia e Cartografia no Turismo
Documentário History Channel: Como nasceu o nosso planeta
A superfície terrestre
A origem das placas tectônicas
A formação do relevo
As grandes paisagens do globo terrestre
A biosfera e as relações e interdependência
A Terra nem sempre foi esse Oasis azul ou o planeta água, passou por diversas transformações até chegar ao que conhecemos hoje. Tudo começou em fogo e a Terra era um oceano de rochas em ebulição e enxofre líquido. Essas alterações demoraram cerca de 4,5 bilhões de anos para acontecer.
Com essas transformações foi surgindo a superfície terrestre, que é a parte externa da crosta terrestre.
A crosta terrestre é dividida em vários segmentos rígidos, chamados de placas tectônicas, que migram gradualmente ao longo dessa superfície terrestre com o tempo.
O formato da superfície da Terra muda gradualmente ao longo de períodos geológicos, devido aos efeitos da erosão e das placas tectônicas. Características geológicas criadas pelas placas tectônicas se modificam a partir do impacto que ela tem sobre a superfície, os efeitos químicos, a era glacial, erosão, e impactos de meteoritos, isso forma todo o terreno das superfícies terrestres.
Durante as mudanças que aconteciam no nosso planeta, surgiu a Pangea (ou Pangeia), que no decorrer do tempo, as movimentações das placas tectônicas foram separando todo bloco de terra.
A teoria das placas tectônicas afirma que o planeta Terra é divido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma (lava vulcânica derretida que sai dos vulcões)
Com todo liquido quente, o magma gira e ao girar, empurra as placas em um certo sentido, o que fazem elas se chocarem ou se afastarem, dependendo do sentindo. O que deu origem a formação dos continentes.
O relevo é uma forma de superfície do planeta, mais especificamente o relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, que resulta da ação de forças