GEOGRAFIA CENTRO SUL AV1 IMPRESSAO
1) Compare a divisão regional do IBGE, com a proposta dos complexos regionais. Existem diferenças entre as duas propostas na caracterização da região onde você vive?
Resposta: A proposta dos complexos regionais visava à divisão territorial em três complexos regionais, (Centro sul, Amazônia e Nordeste). Trata-se de um esforço de captar resultados espaciais do processo de industrialização acelerada vivenciado pelo país desde o final da 2º G.M. Um dado importante nessa regionalização é que diferentemente da regionalização do IBGE, não respeita os limites políticos estabelecidos entre os estados.
Já a regionalização oficial do IBGE foram definidos segundo uma combinação de características físicas, demográficas e econômicas. Como observamos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O centro-sul na visão do complexo regional era o Brasil moderno, gerado pela conexão do polo produtivo do Sudeste, no qual se concentrava a maior parte das atividades econômicas e de infraestrutura. Podemos dizer que não há diferenças entre as duas propostas em relação à região onde vivemos.
2) O mapa representa três grandes complexos regionais brasileiros.
Qual o critério utilizado para dividir o espaço brasileiro nestes três grandes complexos regionais? E Caracterize o Centro-Sul, destacando os aspectos relativos à população, à economia e à hierarquia urbana.
RESPOTAS: Amazônia: agroextrativismo, Nordeste: agroexportação e Centro-Sul: agropecuária comercial, forte concentração urbana e industrial.
População: maior parcela da população brasileira, melhor padrão, predominantemente urbana. Economia: agropecuária comercial, indústrias, comércio, centro financeiro, infraestrutura, alta produtividade. Urbanização: conta com a rede urbana melhor hierarquizada do país, com metrópoles nacionais - São Paulo, Rio de Janeiro - e regionais como Belo Horizonte,